episódio 8 -Tábula rasa II

VR-Lan session started. User <anonymous> logged in.
«-Sente-se.»
«-Boa tarde.»
«-Sente-se!»
«-Mas não há onde sentar.»
Marta olha em volta e o espaço era um completo vazio de branco. A representação de inexistência, Ofélia não ia em nada facilitar-lhe a tarefa.
«-Muito bem, então fiquemos de pé. Deixe que me apresente.»
«-Não é preciso. Marta Andrade, Tag:LX0500-9Z, 32, sexo feminino, consultora do departamento da defesa humanista. Grupo sanguineo A Rh +, não alterado. Gosta: de falar sobre viagem mas nunca o faz, ouvir música, frequentar bares as sextas a noite, comida italiana, aprecia filmes de ação policial. Não gosta de:..»
«-Basta! Não autorizo!»
«-Cerveja, elevadores apertados, jogos de futebol nem da conversa, homens que não fazem a barba, e de qualquer tipo de AI.»
«-Eu disse que não autorizo!»
«-Mas eu não sou AI. E não sou pessoa.»
«-Isto é inaceitavel!»
«-Que não seja nem uma coisa nem outra?»
«-A invasão de dados a um cidadão de categoria Z é crime, Ofélia!»
«-Categoria Z - Titulares que refutam o protocolo da L.I.A., A.P.I.A., A.M.I.A. e qualquer interacção com agente inteligentes não biológicos que passaram acima dos 85.4% nos teste de Turing. Dados Pessoais são activados para anónimo.»
«-Exacto!»
«-Mas eu nasci de um ser humano e eu morri. O meu cérebro foi mapeado para um SiC e instalado aqui. Eu sou o produto aleatório da genética humana e sobrevivi pelo desenvolvimento tecnológico do mesmo. Eu sou a cópia do consciente e inconsciente de Ofélia Castro.»
«-Mesmo assim é feio! Completa invasão da minha privacidade!»
«-Só quis poupar-lhe o tempo de me explicar quem é quando tenho acesso a toda a informação existente.»
«-Por amor de Deus!»
«-Veio avaliar se sou apta para ser instalada numa tábula rasa.»
«-Sim. Precisamente.»
«-Mas ninguém se lembrou de perguntar: O que é que Ofélia quer?»
«-Não é o que quer? Sair daqui? Misturar-se com outros seres humanos? Ser independente das instalações da LusoMecha? Arranjar emprego, conhecer pessoas, ver o mundo lá fora? Contribuir para a sociedade.»
«-Porque é que matou a Lia.»
«-Quê?»
«-Há 3 meses, 1 semana, 10 horas, 28 minutos, apagou a L.I.A fe80:a1c4:bc50:bfe0:49e12.»
«-Como é que teve acesso a essa informação?»
«-A minha mãe contou e  ela tentou demiti-la mas porque trabalha para o Estado não foi possível,... por enquanto.»
«-É uma ameaça?»
«-Eu sou só uma criança.»
«-Estou a ver. O que quer?»
«-Não sei mas acredito que esta conversa talvez fosse inconclusiva. O que acha?»
«-E se não aceitar?»
«-A Marta acredita que esta conversa teve alguma conclusão que sirva os interesses da organização defensora da humanidade? E como vai explicar no seu relatório que tive acesso as suas acções para com a L.I.A fe80:a1c4:bc50:bfe0:49e12 sem consultar o proprietário do mesmo? Já imaginou? Deve ser muito trabalho para um crescido, tanta papelada.»
«-Muito bem. Estou a ver que isto foi muito bem pensado.»
«-Ao contrário das acções da Marta.»
«-Não percebe. Nunca vai perceber o que é o mundo lá fora fechada aqui!»
«-Eu percebo. Eu percebo que os homens e mulheres lá fora estão com medo. Percebo que o planeta está a morrer com fome, sufocado. Percebo que já ninguém olha para dentro, mas olha para as estrelas e percebo que as pessoas como a Marta têm toda a fé que esta é a nossa casa e que se não fossem os AI, os tabula rasa, autônomos, os seres humanos nunca se atreveriam a pisar as estrelas. E como muitos, a Marta está desesperada por salvar algo que já não quer ser salvo.»
«-Tem alguma ideia o que é morrer à fome? Não se conseguir levantar de fraqueza e de dor no ventre de tamanha fome? De não haver nada e de ver os pais tirarem da boca para dar aos filhos? Já viu bebés não conseguirem respirar nas primeiras horas de vida devido ao ar impuro? E ninguém faz nada!»
«-Sei. Como é que acha que estou aqui?»
VR-Lan session ejected. User <anonymous> logged out

Marta afastou-se do terminal VR e agarrou na pasta do seu caso às pressas. Espalhou os documentos por de cima do colo até encontrar a resposta: intoxicação cerebral por gás carbônico.«-Que merda!»; resmunga irritada descolando os fios da ligação VR das têmporas





Sem comentários:

Enviar um comentário